Pular para o conteúdo

Inteligência Emocional: O que é e por que você precisa dela

Inteligência Emocional: O que é e por que você precisa dela

Entenda o que é a Inteligência Emocional (QE), sua importância e 6 maneiras de como desenvolver sua inteligência emocional.

A Inteligência Emocional

Hoje, o capital humano de uma empresa é mais importante do que nunca. No mundo de hoje, os funcionários que podem pensar fora da caixa e colaborar com seus colegas são fundamentais para o sucesso.

Na verdade, pesquisas mostram que o desempenho dos funcionários tem um impacto direto sobre o desempenho financeiro de uma organização. A capacidade de um indivíduo de reconhecer suas próprias emoções e as de outros – conhecida como inteligência emocional (QE) – é um fator para determinar se uma pessoa será ou não um ativo para sua empresa. Vamos ver o que é exatamente a inteligência emocional (QE), por que ela é tão importante e como você pode medir a sua.

O que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional (QE) é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros. Ela permite que você identifique e gerencie eficazmente as emoções em sua vida e em seus relacionamentos.

Dito de outra forma, é sua capacidade de ler, compreender e administrar suas próprias emoções. É também a sua capacidade de reconhecer os humores dos outros e responder a eles adequadamente.

A Inteligencia Emocional integra várias funções do cérebro – incluindo consciência social, autoconsciência, a capacidade de compreender as emoções e a capacidade de administrar as emoções. Como a inteligência regular (QI), existem diferentes tipos de inteligência emocional (QE).

Por que a Inteligência Emocional é importante?

Por que a Inteligência Emocional é importante?

As organizações de todos os setores estão se concentrando no desenvolvimento do EI de seus funcionários. Os dados são claros: organizações que gerenciam eficazmente as emoções no trabalho melhoraram os resultados comerciais.

Estudos mostram que os funcionários que são emocionalmente inteligentes são melhores em administrar suas emoções e responder adequadamente durante períodos estressantes. Eles também estão mais conscientes e em controle de suas emoções. Isto pode levar a uma melhor comunicação e colaboração, melhor retenção e recrutamento de funcionários e maior produtividade.

6 Maneiras de desenvolver sua Inteligência Emocional (QE)

  1. Fazer perguntas a si mesmo – A autoconsciência é um componente crítico da inteligência emocional (QE), portanto leve algum tempo para refletir sobre seus sentimentos e emoções. Você pode fazer isso através do jornalismo ou através de práticas de consciência.
  2. Aprenda seus gatilhos – Quais são as situações que provocam certas emoções em você? Uma vez identificadas estas situações, você pode trabalhar no desenvolvimento dos mecanismos de enfrentamento para responder produtivamente a elas.
  3. Identifique seus pontos fortes – Quais são seus principais pontos fortes? Passe mais tempo se concentrando neles, e você poderá descobrir que alguns dos pontos fracos do seu EI não parecem ser tão importantes.
  4. Pratique a auto conferência positiva – Como em qualquer habilidade, a auto conferência positiva pode ser cultivada ao longo do tempo. Comece notando sua auto conferência e substituindo pensamentos negativos por pensamentos positivos.
  5. Conecte-se com os outros – Seus relacionamentos são uma das melhores maneiras de praticar e melhorar seu EI. Ouvindo ativamente os outros e construindo conexões, você pode entender melhor como se conectar.
  6. Continue aprendendo – EI é uma jornada para toda a vida. Há muitas maneiras de continuar crescendo e melhorando, seja para ter uma aula, ler livros ou participar de eventos. Quanto mais você sabe, mais você pode crescer.

Conclusão

A inteligência emocional (QE) é a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e as emoções dos outros. Ela permite que você identifique e gerencie eficazmente as emoções em sua vida e em seus relacionamentos.

Como a inteligência regular (QI), existem diferentes tipos de inteligência emocional (QE). As organizações de todos os setores estão se concentrando no desenvolvimento do EI de seus funcionários. Os dados são claros: organizações que gerenciam eficazmente as emoções no trabalho melhoraram os resultados comerciais. Há muitas maneiras de continuar crescendo e melhorando, quer seja para ter uma aula, ler livros ou participar de eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *